terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Reflexão Final

Neste último módulo estive mais  há vontade no desenvolvimento do webfólio e na explicação do tema, pois eu gosto muito desta parte da história e possuiu algum conhecimento significativo no desenvolvimento de uma apresentação  para transmitir os meus conhecimentos de forma explicita ao  público, em que este perceba o que eu quero transmitir.   Para além disso, pensava que o "Memorial do Convento" seria um tema bastante complicado, mas quando comecei a tratar da análise do mesmo, deparei-me que afinal não era, por isso fiquei muito surpreendido com isso.  

sábado, 12 de janeiro de 2013

Leitura Contratual - The Hunger Games



Os Jogos da Fome (The Hnger Games)

Os Jogos da Fome – Livro I
De Suzanne Collins
Considerado o melhor livro de ficção juvenil de 2008 pelo New York Times e pela Publishers Wekly
Edição: 2009
Páginas: 260
Editor: Editorial Presença
Coleção: Via Láctea




Sinopse:
“Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a Amércia do Norte Panem, uma nova nação governada  por um regime totaçitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Dostritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome – um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida... Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem, um desafio desumano que obrigará a escolher entre a sobrevivência e a solidariedade, a vida e o afecto cada vez maior que por Peeta, seu companheiro de Jogos.  Conseguirá Katniss, face a circunstâncias tão avassaladoras, conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam a este romance de estreia da trilogia “Os Jogos da Fome” ás mais altas esferas da ficção cientifica.”    



Opinião:
É um exelente livro para quem tem uma mente aberta e gosta de ficção cientifica, porque embora este livro possua uma escrita simples, fica-se fascinado com o que se está a ler, devido à sua história ficticia, mas que parece muito real. Este livro retrata a pobreza que se vive neste período dos Estados Unidos da América, também o amor da adolescente que é capaz de trocar a sua vida pela da irmã. Para quem não gosta de ler, já foi lançado um livro, que retara muito bem o que contem o livro.
Recomendo este livro, pois pode-se ter melhor a noção do que é que a pobreza extrema faz às pessoas, o que estas são capazes de fazer por amor e a coragem que têm. 


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Barroco Em Portugal


O Barroco em Portugal


Nascimento
Este estilo artístico nasceu em Roma Itália (Roma), a partir do século XVI e rapidamente se expandiu para todos os países europeus, atinguindo mais tarde as colónias espanholas e portuguesas.
Características
A tendência para a representação realista;
A Procura do movimento e do infinito;
A tentativa de integração das diferentes disciplinas artísticas;
O predominío do carácter emocional sobre o racional;
Violentos contrastes de luz e sombra.

Manifestação da Arte Barroca
Azulejo;
A Talha Dourada;
A Pintura;
A Arquitectura.




Em Portugal 
Atingiu o seu esplenor na primeira metade do século XIII, com D. Joao V.
O ouro que vinha do Brasil, permitiu a D.  Joao V que chama-se artistas estrangeiros realizar várias obras de arte.
As várias prespectivas do barroco artistico durante o reinado de D. Joao V designou-se de Barroco Joanino. Foi na Escultura que o Barroco teve uma das maiores manifestações e mais ricas, através da Talha Dourada, nos  painés de azulejos que embelezavam igrejas, salões, escadarias e jardins.   

Obras em Portugal:
Convento de Mafra;
 Bibliotecas Gerais de Coimbra.