sexta-feira, 30 de novembro de 2012



General Gomes Freire d´Andrade e General Humberto da Silva Delgado

O General Gomes Freire nasceu a 27 de Janeiro de 1757. O General veio para Portugal onde se dedicou ao armamento.  Gomes Freire isola-se e e vive recatadamente.  O seu passado em França ligavam-no às ideias progressivas da época.  O seu feitio franco não lhe permitia fingir as suas amizades, nem a relação que tinha com elas.  Sondado por alguns conspiradores não corta as relações com eles, disposto a representar um papel que pensava ele, seria o moderador dos possíveis excessos revolucionários. Os governadores e Beresford, porém esmagaram a conspiração de 1817, segundo as leis e os costumes em voga: depois de enforcado, o corpo de Gomes Freire foi queimado e os restos lançados ao mar.
A memória do General não ficou adormecida nos livros de História, a luta dos partidos presistiu: logo em 1822 a sentença contra os conspiradores foi revogada.


General Humberto Delgado, mais conhecido por “General Sem Medo”, foi um prominente militar português, que em 1958 se candidatou às eleições presidenciais, sendo assim o forte opositor de Salazar. Foi assassinado a 13 de Fevereiro pela PIDE, que lhe preparou uma emboscada em Badajoz.      




Teatro Épico
Teatro épico, também conhecido por teatro didáctico, pois tem a função de ensinar ao espectador a criar um espirito critico e ser capaz de reflectir para entender o contexto da peça. Este contexto foi criado por volta do ano de 1926 pelo Poeta e dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956). Assim criou um teatro narrativo que em vez de suscitar emoções e sentimentos, desperta uma atitude critica. O teatro clássico conduz o público à ilusão e à emoção, levando-o a confundir o que é a arte com a vida real. No teatro épico a "distanciação" deve permitir o envolvimento do espectador no julgamento da sociedade. Por isso, o teatro épico implica comprometimento, crítica contra o individualismo, consciencialização perante o sofrimento dos outros e a realidade social. De acordo com Brecht, o teatro épico é um drama narrativo que nos oferece uma análise crítica da sociedade, procurando mostrar a realidade em vez de a representar, para levar o espectador a reagir criticamente e a tomar posição.

Teatro Épico



Berlot Brecht
Eugen Berthold Friedrich Brecht nasceu a 10 de Fevereiro de 1898, em Augsburg, Baviera, império Alemão.
Foi um poeta e dramaturgo alemão que mudou a história do teatro.
Morreu a 14 de Agosto de 1956, com 58 anos de idade, em Berlim, capital alemã.

terça-feira, 27 de novembro de 2012





Aspectos Simbólicos




A Fogueira


A fogueira não era destinada à execução de militares. No entanto, Gomes Freire, após ser enforcado, foi queimado. Contudo aquilo  acaba por assumir um carácter redentor. 
O fogo associa-se ao sagrado, a algo purificador e renegador. O seu poder de destruição é interpretado geralmente como meio para o renascimento numa esfera mais elevada.Desta forma , a morte na fogueira simboliza purificação, a morte da "velha ordem" e o ponto de partida para um novo mundo e diferente poderá surgir que é a destruição é necessária para que renasçam a força e a determinação.



A Lua





Representa a noite, a infelicidade, o  mal,  o sofrimento, a morte e o castigo.
Representa, por outro lado, a luz, a vida, a clarificação,  a renovação, a transformação e o crescimento. Desta forma, a execução que se perpetua à luz do luar poderá remeter para a transformação, para a renovação de uma sociedade que se pretende justa e liberta da tirania dos poderosos.



O Verde




  Associa-se à renovação anual da Natureza. É a cor da vida, da regeneração, da esperança, da longevidade e da imortalidade.
No dia da execução Matilde veste uma saia verde, que o marido lhe oferecera em Paris, para esperar o companheiro após a morte (Foi para o perceber que eu vesti a minha saia verde!). A cor da saia liga-se, então, a esperança que um martírio do General não tenha sido em vão, a esperança do reencontro depois da morte e à crença de que aquele amor é imortal.


Moeda de Cinco Reis


 Simboliza o castigo/condenação, mas também a esperança/liberdade.
Assinala o reencontro de personagens em busca da História, por um lado, e é o penhor de honra que Matilde, emblematicamente, usará ao peito, como "uma medalha".




Tambor



Símbolo de coacção psicológica nas personagens do povo;
Marca a presença das forças opressivas/opressoras;
Remete para a destruição operada pela guerra;
Cria um ambiente de medo, ameaça e morte;
Símbolo de poder temporal. 






Sinos




Símbolo de coacção psicológica nas personagens do povo;
Marca a presença das forças opressivas/opressoras;
Remete para a destruição operada pela guerra;
Cria um ambiente de medo, ameaça e morte;
Símbolo de poder temporal.