quinta-feira, 8 de novembro de 2012



Leitura Contratual 
Título: A Trilogia de Nova Iorque
Paul Auster
Este livro é escrito por Paul Auster, um dos maiores escritores norte-americanos do século XX e XXI. O livro é o mais emblemático de toda a carreira do escritor. Relata as fascinantes histórias de mistério  centradas no submundo da grande cidade norte-americana (Nova Iorque), em que o leitor, tal como as personagens, se torna prisioneiro dos irresistíveis enredos da cidade.  A obra está dividida em três partes:
1ª – A Cidade de Vidro;
2ª – Fantasmas;
3ª – O Quarto Fechado.

A Cidade de Vidro
 Nesta história, um escritor de policiais Daniel Quinn, com uma vida completamente normal, é confundido com um detective privado chamado Paul Auster. A meio da noite, a senhora Virginia Stillman pede-lhe auxílio para encontrar um homem que ela afirma querer fazer mal ao seu marido, Peter Stillman. Ele assim faz, mas quando vai à procura do tal homem, este não passa de um mero velho que não tem ar de fazer mal a ninguém e é o que diz ao Sr. Stillman.   

Fantasmas 
Esta parte do livro conta a história do Mr. Blue que é contratado como detective particular, por um cliente chamado White, para investigar e vigiar continuamente um homem chamado Black, que descobrimos ser a mesma pessoa. Ao longo desta história, deparamo-nos com o tema de identidade do personagem, para além da dupla ou terceira personalidade.


O Quarto Fechado
Nesta última parte do livro, está presente a história de dois amigos de infância. Um deles é um desaparecido escritor e a dada altura a sua suposta mulher publica os seus livros. É ai que o seu amigo Fanshawe se aproxima da mulher do desaparecido com quem se acaba por casar e descobrir que também possui um grande talento de escrita como o seu falecido amigo. Desta vez ocorre o processo de transferência de personalidade do protagonista.  

Na minha opinião, este é o melhor livro que eu já li. A escrita do livro é diferente dos que estamos habituados a ler, o que faz com despertemos um grande interesse para percebermos a história. Como dá para perceber da breve exposição que apresento, este livro é muito complexo, mas também muito bom.
Aconselho ivivamente a leitura este livro, pois retrata o modo de viver dos nova-iorquinos e como é que um detective particular deve actuar nas situações mais imprevisíveis com que nos podemos deparar.   


Sem comentários:

Enviar um comentário